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Configurando TISS no convênio - Troca de informações - Configurações de campos

Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta seção, é possível configurar o convênio para seguir regras pré-estabelecidas, bem como integrar-se com operadoras.

Acesse: Configurações > Configurar Clínica > Convênios > Editar convênio > Troca de informações

 

Nesta parte do sistema, é possível configurar o comportamento dos campos das guias.

A seguir, agrupamos algumas opções para explicar suas funcionalidades gerais.

Exigir preenchimento de campos obrigatórios

  • Data (de autorização): A guia não será finalizada a não ser que o campo Data da autorização seja preenchido. Esse campo pode ser configurado para os seguintes tipos de guia:

    • Guias SP/SADT;

    • Guias de Internação.

  • Senha: A guia não será finalizada sem o preenchimento do campo Senha. Esse requisito pode ser configurado para os seguintes tipos de guia:

    • Guias SP/SADT;

    • Honorários;

    • Internação.

  • Data de Validade da senha: A guia não será finalizada sem o preenchimento do campo Data de validade da senha. Esse requisito pode ser configurado para os seguintes tipos de guia:

    • SP/SADT;

    • Internação.

  • Nº guia operadora: A guia não será finalizada sem o preenchimento do campo Número da guia atribuído pela operadora. Esse requisito pode ser configurado para os seguintes tipos de guia:

    • Consulta;

    • SP/SADT;

    • Honorário;

    • Internação.

  • Data/hora inicial e final (SP/SADT): A guia não será finalizada sem o preenchimento dos campos Hora inicial e Hora final na execução do procedimento. Esse caso pode ocorrer ao criar guias diretamente pelo faturamento, pois essas guias não possuem as informações de horário de um agendamento.

  • Exigir preenchimento campo "Técnica": A guia não será finalizada sem o preenchimento do campo Técnica (Tec.) na execução do procedimento. Esse requisito pode ser configurado para os seguintes tipos de guia:

    • Guias SP/SADT;

    • Honorário.

Exigir preenchimento dos campo para guias de SP/SADT: As guias SP/SADT não serão finalizadas caso os seguintes campos não estejam preenchidos. Abaixo estão os nomes dos campos para seleção na configuração do convênio e seus respectivos campos na guia:

  • Nº da Guia Principal → Campo 3 - Nº da guia principal

  • Data da Solicitação → Campo 22 - Data da Solicitação

  • Indicação Clínica → Campo 23 - Indicação Clínica

  • Profissional de Repasse → Campo Profissional para repasse na execução do procedimento

Exigir preenchimento do profissional para repasse em guias de Honorário Individual: Essa opção impede a inclusão do profissional responsável pela execução do procedimento sem o preenchimento do campo Profissional para repasse.

Permitir finalização de guias sem preenchimento de campos específicos

Habilitando essa opção, será possível finalizar guias sem a necessidade de preencher os seguintes campos:

  • Validade da Carteira;

  • Número da carteira.

Para ativar essa funcionalidade, é necessário ativar a opção "Não efetuar validação de carteirinha para todos os tipos de guias", localizada na seção Outras Configurações.

Configurações de Bloqueio

Bloquear a edição do campo "Urgência/Emergência" na aba Exames do prontuário: Para convênios que possuem webservice ativo, ao ativar essa opção, o campo Urgência/Emergência ficará bloqueado no prontuário, conforme ilustrado na imagem a seguir.

Bloquear a edição em guias SP/SADT dos campos: Ao selecionar uma dessas opções, o sistema impedirá a edição dos seguintes campos:

  • Validade da senha → Campo 6 - Validade da senha

  • Valores → Campos 46 - Valor Unitário e 47 - Valor Total nos dados da execução do procedimento

  • Data da Solicitação → Campo 22 - Data da Solicitação

  • "No local" (aba Exames do prontuário) e "Autogerado" → Impede a seleção das opções "No local" e "Autogerado", impedindo que o próprio profissional execute o procedimento solicitado.

    Imagem de uma guia SP/SADT, com destaque no campo Autogerado ?.

     

    Imagem do prontuário eletrônico, aba Pedidos de exame, com destaque no campo "No local".

     

Bloquear a finalização de guias com senha vencida: Impede a finalização da guia caso a senha do paciente esteja vencida. Além disso, o sistema apresentará um erro ao tentar salvar a guia SP/SADT caso a carteira do paciente esteja vencida.

Bloquear a adição: Essa configuração impede a edição ou inclusão de determinados procedimentos:

  • Guias de Consulta → Bloqueia a edição dos campos:

    • Campo 20 - Tabela;

    • Campo 21 - Código do procedimento;

    • Descrição do procedimento;

  • Guias SP/SADT → Remove o botão Adicionar procedimento solicitado, conforme destacado na imagem abaixo.

    Imagem de uma guia SP/SADT, com destaque no botão Adicionar prodecimento solicitado.

     

Bloquear edição dos campos valor em guias de Honorário Individual: Os campos 27 - Valor Unitário e 28 - Valor Total, localizados na janela Dados da Execução do Procedimento, ficarão bloqueados para edição.

Regras de Guia

Utilizar sempre CNPJ no campo "Cod. Do Contratado Executante" em: O sistema validará esse campo e, caso o valor informado não seja um CNPJ, impedirá a finalização da guia. Essa configuração pode ser aplicada nos seguintes tipos de guia:

  • Guias de Consulta;

  • Guias SP/SADT;

  • Guias de Honorário.

Permitir exibição do campo "Autorização futura" em Guias SP/SADT na aba Exames do prontuário: Permite gerar uma guia com autorização futura, que será processada automaticamente na data selecionada.

Motivo padrão para não informar token: Ao ativar a opção anterior, será possível selecionar um motivo padrão para que o sistema realize a autorização automaticamente.

Permitir impressão de guias SP/SADT agendadas para autorização futura: Habilita a impressão da guia pelo prontuário e inclui os botões necessários para realizar essa impressão.

Desabilitar preenchimento do campo "SENHA" para: Impede a edição do campo Senha nos seguintes tipos de guia:

  • Guias SP/SADT;

  • Guias de Honorário.

Desabilitar preenchimento do campo "Nº da guia na operadora" em todas as guias: Bloqueia a edição do campo correspondente ao número da guia atribuído pela operadora em todos os tipos de guia.

Repetir o campo "senha" em "nº guia de solicitação": Ao ativar essa opção, o campo Senha será automaticamente copiado para o campo Número da Guia Principal nos seguintes tipos de guia:

  • Guias SP/SADT;

  • Guias de Honorário.

Repetir o campo "Numero de Guia do Prestador" em "Numero da Guia da Operadora": Essa opção copia automaticamente o Número da Guia do Prestador para o campo Número da Guia Atribuído pela Operadora.

Exigir a seleção de uma fatura, quando a guia estiver finalizada: Impede a finalização da guia caso ela não esteja vinculada a uma fatura.

Exigir Confirmação de Guia Antes de Excutá-la: Disponível apenas para convênios com webservice ativo. Ao ativar essa opção, um botão será exibido para que a guia seja confirmada antes da execução, conforme ilustrado na imagem a seguir.

Após realizar os ajustes necessários, clique em Salvar no canto inferior direito, conforme indicado na imagem a seguir.

Em caso de dúvidas, consulte nosso suporte. Ficaremos gratos em poder lhe atender.