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Referência e Contra-referência

Tempo de leitura: 3 minutos

A seção de referência e contra-referência do sistema permite visualizar as informações enviadas por meio do encaminhamento, com a devolutiva do especialista ao coordenador dos cuidados.

Acesse: Administração > Referências

Filtros

Nesta parte do sistema, é possível refinar as referências e contra-referências que você deseja visualizar. A seguir, detalharemos os filtros disponíveis para busca.

Paciente: Permite filtrar os pedidos de acordo com o paciente envolvido.

Profissional: O filtro de profissional é bloqueado para assegurar o sigilo das informações dentro do fluxo e processo dos profissionais de saúde envolvidos na gestão de cuidados e devolutivas, sendo exibidos apenas os pedidos de referência e contra-referência do profissional que originou ou recebeu, respectivamente, o pedido de contra-referência.

Status: Permite filtrar os pedidos pelos seguintes status:

  • Pendente encaminhamento;

  • Referência;

  • Contrareferência;

  • Finalizada.

Período: Permite filtrar os pedidos de acordo com o período em que o pedido foi realizado.

Após selecionar os filtros desejados, basta clicar em Filtrar para visualizar os pedidos. Os resultados da pesquisa serão exibidos na listagem em ordem de criação, incluindo o status atual, nome do médico referenciado, especialidade e clínica conforme os dados da clínica.

Informações da referência/contra-referência

Para visualizar as informações de um pedido, basta clicar sobre ele. Na lateral direita, serão apresentadas mais informações, conforme a imagem a seguir.

É possível visualizar o histórico de mensagens trocadas e, se necessário, clicar em Prontuário para acessar a cópia do mesmo. Serão listados todos os prontuários gerados a partir deste pedido e enviados pelo médico que criou a referência e pelo profissional que contra-referenciou. Há também um chat disponível, bem como o campo Nova mensagem, com digitação mínima de 10 caracteres alfanuméricos.

A troca de mensagens nesta seção não alterará o status do pedido para Contra-referência. Para responder efetivamente à referência, trafegar o prontuário correspondente e alterar o status, realize o processo via prontuário eletrônico. Para mais detalhes dessa funcionalidade, consulte o manual a seguir.

Atenção Primária à Saúde (APS) Digital Amplimed - Referência e Contra Referência

A opção de avaliação de Satisfatório e Não satisfatório é exibida apenas para o profissional que criou o pedido de referência. A avaliação só aparece para prontuários de contra-referência, conforme a imagem a seguir.

A contra-referência também poderá ser avaliada em pedidos finalizados, caso o profissional tenha esquecido de realizar esse processo durante sua consulta. Selecione a opção desejada e confirme os pop-ups. Esta ação é irreversível, sem opção de edição ou exclusão.

Após a avaliação, a mensagem será exibida da maneira apresentada na imagem abaixo.

Segunda opinião

É possível criar um novo pedido baseado em um já existente utilizando a opção Segunda Opinião.

Clique no botão e será aberto uma janela com o campo de Mensagem (opcional e sigilosa) e a listagem dos profissionais da mesma especialidade do pedido de origem, conforme imagem a seguir.

Não é possível solicitar uma segunda opinião de uma especialidade diferente da definida no pedido original. Caso haja necessidade, inicie um novo prontuário e abra uma nova referência.

O novo pedido de segunda opinião incluirá automaticamente a mensagem enviada na origem e o prontuário da referência. Todo o histórico trocado com o profissional anterior não será transferido, assegurando o sigilo entre o profissional que contra-referenciou o pedido e o novo solicitante.

Se o profissional solicitante da segunda opinião quiser reportar algum item mencionado pelo médico que contra-referenciou, utilize o campo de mensagem para fazer as considerações necessárias para o novo pedido.

Finalizar Pedido

A opção de Finalizar pedido está disponível apenas para o profissional que criou o pedido de referência.

Se desejar concluir esta jornada, será exibida uma mensagem de confirmação da ação. Para continuar, basta clicar em Confirmar. Esta ação é irreversível, sem opção de edição ou exclusão.

Dados do Paciente

Por fim, caso deseje visualizar os dados do paciente, basta clicar no botão Dados do Paciente, e uma janela será aberta com as informações, conforme as imagens a seguir.

Em caso de dúvidas, consulte nosso suporte. Ficaremos gratos em poder lhe atender.