Módulo de Notas Fiscais
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O sistema permite a emissão de notas fiscais por meio das contas a receber criadas. No entanto, é necessário cadastrar a empresa antes de emitir a primeira nota pelo sistema. Além disso, é possível visualizar informações e relatórios nesta seção.

Acesse: Administração > NFSe
Configurações
Nesta parte do sistema, é possível realizar ajustes que facilitam a emissão das Notas Fiscais. Abaixo, fornecemos mais detalhes sobre cada seção.

Licenças
Esta seção exibe as empresas cadastradas para a emissão de notas fiscais. Para adicionar uma empresa, basta clicar no botão Nova Licença, conforme destacado na imagem a seguir.

Em seguida, será aberta uma janela solicitando os campos relativos aos dados da empresa, conforme a imagem a seguir.

Para mais detalhes sobre os campos e os valores corretos, consulte a contabilidade da sua clínica.
Configuração de impostos
Esta seção permite criar um modelo de impostos a ser utilizado na emissão das notas fiscais e também gerenciar os modelos já criados.

Para adicionar um novo modelo, clique no botão + Imposto, conforme destacado na imagem acima. Uma nova linha será habilitada para informar os impostos e seu Nome. Após preencher os dados, clique em Salvar.

Para editar um modelo de impostos, clique no ícone em forma de lápis, conforme destacado na imagem abaixo. Os campos para edição serão habilitados, conforme demonstrado na imagem anterior.

O ícone em forma de "x" permite remover o modelo de impostos.
CNAEs
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de um sistema utilizado no Brasil para categorizar as atividades econômicas realizadas por empresas e instituições. Os CNPJs possuem CNAEs vinculados que refletem as atividades que a empresa realiza.
O item em sequência na configuração do emissor, é o campo CNAEs, conforme a imagem abaixo.

Nesta seção, é possível gerenciar e configurar os CNAEs que poderão ser utilizados na emissão das Notas Fiscais. Para adicionar um CNAE que será utilizado na emissão de notas fiscais, basta clicar no botão +CNAE, conforme destacado na imagem abaixo. Em seguida, serão habilitados dois campos para preenchimento, como ilustrado na imagem.

Após preencher os campos conforme necessário, clique em Salvar para manter o registro no sistema.
O sistema permite gerenciar os CNAEs cadastrados. Ao clicar no botão em forma de lápis, você pode editar o CNAE, habilitando os campos para edição, para finalizar os ajustes, clique no botão Salvar. No botão em forma de "x", é possível remover o CNAE cadastrado.
Serviços prestados
Esta seção permite gerenciar os serviços oferecidos pela clínica, sobre os quais serão emitidas as notas fiscais. Para adicionar um serviço, clique no botão +Serviço, conforme destacado na imagem. Em seguida, abrirá uma janela solicitando as informações do serviço.

É importante observar que o código da prefeitura se refere ao serviço de seu município. Por isso, é necessário consultar a prefeitura ou seu escritório de contabilidade.
Após o preenchimento, clique em Salvar e o serviço estará disponível para a emissão de futuras notas fiscais.
Para gerenciar os serviços cadastrados, use os ícones localizados na coluna Ações, conforme destacado na imagem abaixo.

O ícone em forma de lápis permite editar o serviço cadastrado.
O ícone em forma de "x" permite remover o serviço. Ao clicar nele, uma janela de confirmação será aberta. Basta clicar em "Confirmar" para prosseguir.
Observe que, ao remover um serviço, ele será excluído sem possibilidade de recuperação.
Ações
Na coluna de ações, o sistema oferece algumas funcionalidades, que serão detalhadas a seguir.

Editar dados da empresa: Ao clicar no ícone em forma de lápis, o sistema permite alterar os dados da empresa cadastrada, conforme a janela aberta durante a criação.
Vincular usuários: Ao clicar no ícone azul em forma de pessoa, é possível vincular os usuário que poderão emitir as notas fiscais. O emissor configurado aparecerá apenas para os usuários que estiverem vinculados a ele.
Visualizar Logs: Ao clicar no ícone de registros, o sistema permite visualizar quem realizou edições na empresa cadastrada, será apresentado Data/Hora, Usuário que realizou, a ação e o conteúdo editado.
Enviar certificado: Para homologar o emissor, é necessário incluir o arquivo .pfx do certificado digital A1 para emissão das notas fiscais. Após clicar em Enviar certificado, será aberta uma janela conforme a imagem abaixo. Basta selecionar o arquivo do certificado digital, inserir a senha clicar em salvar.

Desativar/Ativar empresa: Ao clicar no botão roxo, é possível desativar/ativar a empresa para a emissão de futuras notas fiscais.
Relatórios
NFS-E Emitidas
Nesta parte do sistema, é possível visualizar todas as notas fiscais emitidas como um todo, conforme a imagem a seguir.

Filtros
Abaixo, detalhamos os filtros que permitem refinar a pesquisa das notas fiscais geradas.

Empresa / Emissor: Permite filtrar pelas empresas selecionadas ao realizar a emissão da nota fiscal.
Status NFS-e: Permite filtrar as notas fiscais de acordo com o status de cada nota.
Período: Filtra as notas fiscais com base no período em que foram geradas (sem levar em consideração a data do agendamento).
Após preencher os filtros, clique em Filtrar para exibir as notas fiscais desejadas. Caso queira buscar uma nota fiscal específica, também é possível utilizar o campo Buscar na tabela, que irá localizar o registro dentro do conjunto de resultados.
Além disso, é possível exportar os resultados selecionados utilizando uma das opções destacadas na imagem abaixo.
Ações
Nas notas fiscais com o status Autorizada, o sistema oferece algumas funcionalidades localizadas na coluna Ações, conforme destacado na imagem a seguir.

Baixar PDF da NFSe: Ao clicar no ícone em formato de PDF, é possível fazer o download da nota fiscal em PDF para o dispositivo.
Baixar XML da NFSe: Ao clicar no ícone em formato de código, é possível fazer o download da nota fiscal em formato XML para o dispositivo.
Enviar para o e-mail do tomador: Envia a nota fiscal para o e-mail informado no momento da emissão.
Sincronizar nota: Ao clicar no ícone em forma de seta giratória, é possível consultar novamente o status da nota fiscal.
Além disso, na parte inferior da tabela de exibição das notas fiscais, há opções para realizar algumas ações em massa, conforme destacado na imagem a seguir.
Sincronizar selecionadas: Ao clicar nessa opção, é possível verificar novamente o status das notas fiscais selecionadas.
Baixar selecionadas: Ao clicar nesta opção, é possível baixar em uma pasta compactada os arquivos XML das notas fiscais selecionadas.
Análise de Vínculos
A tela de Análise de Vínculos permite conferir a relação entre os atendimentos realizados e as notas fiscais eletrônicas (NFS-e) geradas no sistema. Aqui é possível identificar tanto os atendimentos que possuem nota vinculada quanto aqueles que ainda não possuem nenhuma nota fiscal associada.

Filtros
A seguir, vamos detalhar cada filtro disponível no relatório de Análise de Vínculos
Profissional: Permite filtrar os atendimentos por um profissional específico ou visualizar todos os cadastrados.
Paciente: Filtra os resultados de acordo com o paciente selecionado.
Convênio: Permite restringir a busca para atendimentos vinculados a um convênio específico ou mostrar todos.
Status do agendamento: Filtra os atendimentos conforme o status atual (confirmado, cancelado, concluído etc.).
Nota vinculada: Define quais atendimentos serão exibidos:
Todas: Mostra todos os atendimentos, com ou sem nota fiscal.
Nota de atendimento: Exibe apenas os atendimentos que possuem NFS-e vinculada.
Nota de repasse: Mostra apenas os atendimentos que possuem notas fiscais vinculadas a repasses.
Agendamento sem nota: Lista apenas os atendimentos que ainda não possuem nota fiscal vinculada.
Período: Filtra os atendimentos com base na data selecionada (atual, semanal, mensal ou personalizada).
Em caso de dúvidas, consulte nosso suporte. Ficaremos gratos em poder lhe atender.